Coimbra foi a Cidade eleita e durante 3 dias (24 a 26 de Outubro) teve oportunidade de interagir e constatar algum do trabalho que os Bombeiros realizam e põem ao seu dispor.
Foi uma oportunidade única, que os conimbricenses não desperdiçaram. Desde a exposição de Viaturas Antigas na ‘Baixa’ de Coimbra, às milhares de miniaturas de peças de Bombeiros expostas no Centro Comercial Dolce Vita, à Feira de Material para os Bombeiros na Praça Heróis do Ultramar, aos Desfiles Apeados e Motorizados, a adesão foi em grande número, o que, por si só, destaca e realça o grande sucesso que foi este 42º Congresso e o que representou, em termos de afirmação, para os Bombeiros. A organização local pertenceu à Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra.
Por isso é que se entende e compreende o grande respeito, consideração e estima que as populações têm pelos seus Bombeiros.
Eles são, na verdadeira acessão da palavra a sociedade civil.
Também os Congressistas e Convidados que se reuniram no Pavilhão Mário Mexia, para debater os principais problemas que afectam esta actividade vocacionada para a emergência e o socorro, foram em números nunca dantes alcançados.
Essa constitui a principal razão de, não deixar passar a oportunidade de deixar aqui algumas imagens que retratam a dedicação destas mulheres e homens a uma Causa e a reciprocidade que recebem das populações, neste caso concreto dos cidadãos de Coimbra.
Então porque estamos na Cidade do Conhecimento e dos Estudantes, aos Bombeiros de Portugal um F-R-A (“éfe-érre-á”) e um Obrigado MALTA.