A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais assinaram, no passado dia 3 de Fevereiro, pelas 20h00, o segundo Acordo de Empresa a nível nacional. Os Bombeiros de Condeixa, escreveram assim, uma página importante da sua história, já que são pioneiros na Região Centro.
Na assinatura do documento, o Presidente da Direcção Daniel Costa realçou a importância deste Acordo, salientando a importância de “cada um dar o seu melhor para que a instituição continue a crescer”. Já o Presidente do SNBP, Sérgio Carvalho, aplaudiu a “assinatura deste Acordo e a forma como toda a negociação decorreu, o que só demonstra a grande evolução que tem havido a nível das capacidades e mentalidades dos responsáveis associativos a nível nacional, neste caso, na AHBV de Condeixa, cuja direcção demonstrou uma postura moderna, com uma abordagem a esta problemática bastante abrangente e inovadora”
O AE permite que os trabalhadores desta Associação possam ter direitos, tais como uma carreira profissional com várias categorias, o acesso a categoria superior, higiene e segurança no trabalho e o direito a 40 horas semanais, descansos compensatórios, pagamento de trabalho suplementar, subsídio de risco, entre outros. Todas estas regalias já existiam, passando a partir da assinatura deste Acordo a estar regulamentadas e adaptadas à actividade exercida por esta AHBV de Condeixa.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa foi refundada há 34 anos.
A actual Direcção está à frente do destino desta instituição desde Maio de 2010.