Serviços Dedicados

Sócios e Corpo Ativo

Acesso à intranet para elementos do Corpo ativo e à Página de gestão de perfil para Associados.

Aceda à Sua Conta com o seu nome de utilizador e respetiva senha.

Intranet Corpo Ativo
Extranet Associados

back_01_c
Enquadramento 2017-05-30T10:17:55+00:00

Missão do Corpo de Bombeiros

Constitui missão do Corpo de Bombeiros de Condeixa-a-Nova:

  1. A prevenção e o combate a incêndios;
  2. O socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes;
  3. O socorro a náufragos e buscas subaquáticas;
  4. O socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar, no âmbito do sistema integrado de emergência médica;
  5. A emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros;
  6. A participação em outras actividades de protecção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas;
  7. O exercício de actividades de formação e sensibilização, com especial incidência para a prevenção do risco de incêndio e acidentes junto das populações;
  8. A participação em outras acções e o exercício de outras actividades, para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos e nos fins da respectiva entidade detentora;
  9. A prestação de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável.

Área de Intervenção

Distribuição geográfica onde maioritariamente se desenvolve a nossa ação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-nova tem como área de actuação própria o Concelho de Condeixa-a-Nova, com mais de 15 000 habitantes, uma área de aproximadamente 140km2, divididos pelas suas 10 freguesias, cumprindo os limites da divisão administrativa do País.

  • Anobra
  • Ega
  • Furadouro
  • Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova
  • Sebal e Belide
  • Vila Seca e Bendafé

logo_prociv

A Legislação, aplicada aos bombeiros

2ª Edição da Compilação Legislativa, dedicada exclusivamente ao tema Bombeiros

Ver documento online >

Legislação

Desde a aprovação da nova Lei de Bases de Protecção Civil em 2006, percorremos um longo e profícuo caminho em matéria da regulamentação estruturante, nomeadamente da actividade de protecção e socorro, bombeiros e segurança contra incêndio em edifícios.

Após um ano sobre a primeira publicação da compilação legislativa aplicável ao sector, cuja importância e utilidade foi amplamente reconhecida, revela-se necessário proceder à respectiva actualização atendendo ao contínuo trabalho desenvolvido.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil lança assim a 1.ª edição da Compilação Legislativa “Segurança Contra Incêndio em Edifícios” e as 2.ªs edições das Compilações Legislativas – “Protecção Civil” e “Bombeiros”, que certamente continuarão a ser ferramentas cruciais para os principais agentes e colaboradores do sector, sempre em benefício dos cidadãos.

História

Uma correta perceção da História é de extrema importância para identificar pontos menos conseguidos no passado, tornando possível tomar decisões mais acertadas para um futuro mais seguro.

Em termos cronológicos, a história da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova tem dois momentos marcantes:

  • O da fundação em 24 de Fevereiro de 1929.
  • O da “reativação” em 1 de Dezembro de 1977.

A primeira data refere-se à aprovação dos estatutos da Associação, em Assembleia Geral. O reconhecimento oficial através da respetiva escritura teve lugar a 12 de Abril de 1929. A Associação e respetivo Corpo de Bombeiros tiveram atividade regular até cerca de 1932.
Seguiu-se um período de inatividade até que, em 1977, um grupo de Condeixenses teve a iniciativa de retomar a atividade que se mantém até aos dias de hoje.
Na data 1 de Dezembro de 2002, por ocasião do 25º aniversário da reativação, foi lançada a publicação “Bombeiros de Condeixa em Revista”, cuja capa apresentamos ao lado.
A história que aqui se regista resultou de pesquisa em documentação oficial relevante a que tivemos acesso e que está arquivada na Sede/Quartel.
Outras informações resultaram de consulta da imprensa das diferentes épocas bem como de entrevistas a vários Condeixenses.
Nesta Breve resenha histórica disponibilizamos extratos desta revista relativos a cada uma das datas acima referidas como marcantes: a fundação e a reativação.

Caso queira consultar a versão integral desta revista com informações até 2002 clique na capa.

historia-pdf

Documento PDF | 72.4MB