Serviços Dedicados

Sócios e Corpo Ativo

Acesso à intranet para elementos do Corpo ativo e à Página de gestão de perfil para Associados.

Aceda à Sua Conta com o seu nome de utilizador e respetiva senha.

Intranet Corpo Ativo
Extranet Associados

Slide background
Fanfarra e Escola de Música 2017-05-30T10:17:55+00:00

Fanfarra

A promoção cultural no seio da Associação Humanitária de Bombeiros de Voluntários de Condeixa tem inúmeras faces. Uma das mais visíveis é a sua Fanfarra que, superiormente gerida, é um importante promotor da aprendizagem da música e de aumento da cultura musical.

Histórico

Passado, Presente, Futuro

Desde a fundação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova (AHBVC) em 1929 sempre “pairou no ar” a ideia de criar atividade musical no seio dos bombeiros.
Recordamos que um dos propósitos da Comissão Instaladora nessa data era “….Procurar a união das duas musicas existentes nesta vila – leia-se bandas filarmónicas – formando delas uma só banda que ficaria fazendo parte da Corporação de Bombeiros…..”
Essas bandas eram chamadas de “música nova” e de “música velha”.
Tal objetivo não se concretizou talvez porque a AHBVC teve apenas cerca de cinco anos de vida, tendo reativado a atividade em 1977.
Até 2013 houve duas tentativas para criar uma fanfarra. A pouca adesão de participantes fez com que essa atividade não tivesse êxito.

Em Março de 2013, conjugando as vontades da atual Direção presidida pelo Sr. Daniel Costa, do Sr. Comandante da Corporação Fernando Gonçalves e do Chefe Carlos Peça (Quadro de Honra), deu-se seguimento ao desejo de criação da fanfarra, planeando a atividade em termos de recursos humanos, materiais e financeiros, divulgando a iniciativa, abrindo inscrições e contratando um professor de música (prof Samuel Alves).

São dois os objetivos principais que presidiram e presidem à criação e manutenção desta atividade, a saber:
– Promover a aprendizagem de música e complementarmente aumentar a cultura na área musical.
– Trazer mais pessoas para a atividade dos Bombeiros com vista a eventual ingresso na Corporação.

Estes objetivos estão alinhados com estipulado quer nos estatutos da AHBVC quer nos regulamentos que regem a atividade dos Corpos de Bombeiros.

De notar que, além dos participantes diretos na atividade, verifica-se o envolvimento com muito entusiasmo dos respetivos familiares trazendo desta forma mais pessoas à Causa dos Bombeiros.

Desde o início, mais de cem pessoas estão ou já estiveram ligadas à fanfarra.

Em Abril de 2013 inscreveram-se doze participantes dos quais a maioria eram crianças até aos 15 anos.
As aulas de música tiveram lugar nas instalações do quartel até Julho.
Em Setembro o professor Samuel deixou de dar o seu contributo por razões de ordem profissional.
A partir daqui a atividade continuou mas em outros moldes, isto é, privilegiou-se a aprendizagem da execução dos instrumentos através de uma forma mais prática e com a necessária componente de posicionamento e movimentação dos participantes com cariz militarizado (formaturas, ordem unida, manobras tipo tattoo, etc).
Com este novo formato de aulas e com a divulgação entretanto feita, rapidamente passámos a ter 25 participantes.
De salientar que só em Novembro é que adquirimos os nossos primeiros instrumentos.
Até lá contámos com o empréstimo de instrumentos e apoio nos ensaios (2 por semana) dos nossos camaradas da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede sendo as sessões alternadamente numa localidade e noutra.
A apresentação oficial da fanfarra dos BV Condeixa teve lugar em 01 de Dezembro de 2013 integrada nas comemorações do 36º aniversário da AHBVC.

A atividade teve o seu curso normal até que, em Fevereiro de 2014, foi contratado um professor de música (Bruno Ricardo Nogueira) com o objetivo de “dar bagagem” teórica na área musical, instruir os participantes na execução de outros instrumentos, assegurar a direção técnica da fanfarra e dela ser o respetivo maestro.

Pretendemos que em futuro próximo -2 a 3 anos- Condeixa possa contar no seu património com a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários.
Para contribuir para a realização deste objetivo vamos iniciar em breve uma Escola de Música.


Carlos Peça, 2014/Set/28

Momentos