Encerrámos no dia 14 de Junho de 2015, a primeira fase da instrução do corpo de bombeiros de Condeixa.

O dia começou com a visita à Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais – LEIF

O Laboratório de Estudos de Incêndios Florestais (LEIF) encontra-se instalado, desde Setembro de 1995, numa área junto ao Aeródromo da Lousã, num terreno anexo ao Centro de Coordenação de Meios Aéreos, cedido para esse efeito à Universidade de Coimbra pela Câmara Municipal daquela cidade.

Com dois pisos e uma área coberta total de 350 m2 este laboratório destina-se a albergar diversos equipamentos científicos adequados à realização de ensaios sistemáticos, em condições bem controladas, sobre as características de inflamabilidade, teor de água, combustibilidade e outros parâmetros dos principais combustíveis florestais.

Em particular são alvo de inúmeros estudos os diversos factores que afectam a progressão dos incêndios, através da utilização de túneis de combustão nos quais se podem simular as mais diversas condições de vento, inclinação do terreno e tipo de combustível. Destacamos em particular o Túnel de Combustão com cerca de 10 m de comprimento, no qual são estudadas as características de propagação do fogo sob a acção do vento e a eficácia de produtos retardantes.

Esta visita de estudo teve a participação dos Bombeiros de Condeixa, Bombeiros de Soure, Bombeiros de Cantanhede e Bombeiros de Vila Nova de Poiares.

Preparámos para o final desta visita de estudo, um almoço convívio no quartel em Condeixa.