Comunicado

Com o aproximar  da época propícia aos incêndios florestais torna-se imperativa a preparação e organização de um dispositivo adequado para o combate e prevenção eficientes.

A intervenção das forças de proteção e socorro do país, no qual estão envolvidos os Bombeiros é da mais elevada importância.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil definiu um Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para o ano de 2015, que garante em permanência uma resposta operacional em conformidade com o grau de gravidade e a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais durante os períodos de perigo considerados.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Condeixa a Nova, integrará este dispositivo com uma equipa de Combate a Incêndios e uma Equipa Logística de Apoio ao Combate, e que asseguram o combate a incêndios florestais, em permanência, 24 horas, no período de 15 de Maio a 15 de Outubro.

Sempre que a ocorrência o justificar, quer pela sua natureza, gravidade, extensão e meios envolvidos ou a envolver, o Comando Distrital de Operações de Socorro, mobilizara os meios adequados a cada situação.

Para além deste período excecional, mantemos as atividades de prontidão integrando forças de reserva preparadas para ocorrer a situações de emergência e socorro com, assistência, a transporte de doentes e respetivo apoio e acompanhamento;

Por estes motivos, solicitamos a todos, sem exceção, que apoiem esta missão e compromisso do Corpo de Bombeiros Voluntários de Condeixa a Nova, contribuindo com a compreensão e consideração numa época próxima e que se afigura complicada, nomeadamente as entidades patronais nas ausências dos seus trabalhadores para o cumprimento de missões atribuídas aos Bombeiros Voluntários.

Contamos, como sempre, com o apoio dos cidadãos de Condeixa a Nova.

Aos Bombeiros Voluntários, famílias e amigos, um agradecimento público pelo esforço, coragem, honra, e dedicação nas horas de cansaço e sacrifício.

Portugal sem fogos depende de todos

O Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Condeixa a Nova.
Fernando Gonçalves